quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Poder, Bem e Mal

Eu ainda não consolidei direito minhas idéias sobre esse assunto, portanto não deveria estar escrevendo, mas irei escrever do mesmo modo; preciso ler mais sobre isso, talvez Nietzsche e Foucault(mas acho que esse último é me arriscar demais). Irrito-me quando meus conhecimentos não são o suficiente pra formar uma reflexão, mesmo que esteja errada - e na maioria das vezes estão, como vocês podem ver abaixo; isso acontece muitas vezes, mas me irrita, acho que isso que me impulsiona a estudar.



Alguma vez você teve a experiência de alguém lhe dizer que vai dedicar a vida para que a sua seja bem sucedida? A não ser seus pais, provavelmente ninguém dirá isso honestamente, porque as interações sociais não funcionam deste modo, ninguém dá ajuda a ninguém sem receber a mesma ajuda; muitos dizem que a lei da natureza¹ é aquela de sobreviver ou ser morto, mas talvez a lei mais importante é a que a ajuda mutua trás muitos benefícios, os quais antes eram inalcançáveis sem ela. . A cooperação com dependência nos ensina a dose certa de poder que uma relação deve ter, pois nenhum dos dois organismos é mais poderoso que o outro; na verdade, ambos tem a vida do outro nas mãos, mas se a tirarem, sua vida também será comprometida.
Observando isso, e guardando as devidas proporções, podemos tirar duas conclusões: ninguém ajuda outra pessoa para ver o bem desta, mas sim o seu próprio bem; sendo assim, será que nossa forma de governo tem alguma chance de dar certo? Ao subir no posto de Presidente, ou Senador, aquela pessoa realmente quer o bem da nação como ela diz, ou apenas poder²? Também não acredito que há meios de ajudar uma pessoa em um cargo de poder da mesma forma que ela ajuda a nação, e nem acredito que isso seria justo, porque ela não está lá para receber benefícios - na teoria.
Portanto, o que leva um homem a buscar um cargo de poder? A possibilidade de bondade incondicional não me é muito cativante, pelo contrário, para mim parecemos mais um bando de egoístas do que samaritanos. O que leva um homem a um posto ditatorial e repressivo? A possibilidade de puramente sadismo também me parece estranha, será que há pessoas que simplesmente querem o mal dos outros? Na verdade, os outros pouco importam nisso, e sim o "eu".



¹ Preciso escrever sobre toda essa história de natureza que tem uma grande influência sobre meu pensamento, vou tentar lembrar de fazer isso qualquer dia.
² Viu? Aí está minha falha, não tenho artifícios suficientes pra discutir o "poder".

Nenhum comentário: