terça-feira, 30 de outubro de 2007

Historicidade

"Naquele movimento das Diretas Já no centro de São Paulo, eu estava no Viaduto do Chá, quando olhei para baixo e vi aquela gente, eu nunca havia visto tanta gente na minha vida. Parado ali eu pensei, lembrei-me de como 10 anos atrás, na USP, era impossível fazer uma reunião para discutir problemas interno, pois você era preso, e agora mais de um milhão estava protestando. Naquele momento eu descobri o que é 'historicidade', e percebi que a sociedade está sempre mudando, mesmo quando não parece."
-Jucenir da Silva Rocha

Essa frase do meu professor de história do Brasil me levou a pensar muitas coisas, uma delas é um tema recorrente aos meus pensamentos, sobre a mudança, sempre achei incrível como podemos mudar tanto em tão pouco tempo; mas sua frase ampliou o meu conceito para a sociedade, achei magnífico.
Mudança, aliás, é a palavra que resume esse meu ano de 2007. No começo do ano eu era um outro Pedro, de um outro mundo, estúpido. Fui aprendendo aos poucos, vendo minhas idéias serem destruídas pelo conhecimento, mas não há como descrever o prazer intelectual de descobrir algo novo, de mudar um paradigma. Hoje não sou um sábio, mas pelo menos sei que não sei de nada, comecei esse ano carregando pensamentos que julgava verdades incontestáveis, e terminei esse ano sem nada, e isso é bom. E os homens responsáveis por isso foram meus professores, e também não tenho como descrever como os respeito.
Já há algum tempo eu anoto o nome de todos os professores que tive e que foram importantes para mim - do cursinho são todos - para um dia retribuir, não sei como o farei, mas ensinar é a profissão mais bonita, com certeza.
Sei que daqui um, ou dois anos todos eles vão se esquecer de mim, eles tem centenas de alunos todos os anos, mas eu não me esquecerei deles.

Termino aqui meu texto, caro leitor fantasma, com diversas digressões confusas; talvez você tenha se perdido pelo caminho, mas eu me encontrei.

Um comentário:

Anônimo disse...

que texto mais lindo... me senti assim no cursinho e tenho que agradecer todos os professores que tive la, que me ajudaram a ser um pouquinho melhor, o mesmo cursinho que o seu alias, mas um tempo depois, ouvi essa mesma frase tb.